5 dicas importantes sobre compra de geradores

Saber o que é preciso considerar durante o processo de compra de um gerador de energia alternativa é fundamental na escolha do equipamento que requer um investimento significativo.

Por esta razão, a Motormac pontuou 5 dicas sobre detalhes aos quais é preciso estar atento, desde as especificações técnicas do produto até a escolha do fornecedor.

1 – Defina a necessidade

O primeiro passo é entender qual a necessidade da aquisição de uma fonte alternativa para geração e distribuição de energia elétrica. O equipamento será utilizado em modo emergência (stand-by) ou de funcionamento contínuo? Onde instalar? Quais medidas preventivas e de segurança deverão ser tomadas previamente, assim como as manutenções periódicas que deverão ser realizadas.

2 – Gás natural ou diesel?

A escolha do combustível do gerador irá impactar diretamente no planeta, através da produção de energia limpa, por isto, procure conhecer os prós e contras de cada opção.

Diesel – mais utilizado no uso diário, é um modelo mais resistente que garante o retorno do investimento a médio prazo;

Gás Natural – possibilita períodos de operação mais longos, emitindo menos CO2, o que impacta diretamente na preservação do meio ambiente.

3 – Opinião técnica 

Peça a avaliação de um técnico para definir se as características, potência e local de instalação do gerador que deseja adquirir são adequadas a sua necessidade.

4 – Atenção as propostas comerciais

Na fase de orçamentos, é preciso atenção aos valores e aos itens inclusos em cada proposta, incluindo frete, impostos e garantia, além, é claro, das condições de pagamento;

5 – Histórico do fornecedor

Opte por fornecedores consolidados no mercado, que assim como qualidade em seus produtos, ofertem também confiabilidade e segurança nos serviços prestados. Busque informações sobre estrutura, assistência técnica, atendimento, responsabilidade com o meio ambiente e localização.

Estando ciente de todas estas informações o comprador estará apto a realizar a compra do gerador, garantindo a inexistência de períodos sem energia elétrica seja em residências, hospitais, restaurantes, fazendas, condomínios, supermercados, shoppings e outros empreendimentos.