A energia solar está passando por um verdadeiro “boom” no Brasil. De acordo com a ABSOLAR, a geração de energia dessa forma expandiu 6,2 GW ao longo dos dez meses de 2022, alcançando 21GW de potência instalada no país. Para se ter noção do tamanho dessa expansão, a geração solar cresceu 10GW nos últimos 13 meses, enquanto que para alcançar seus primeiros dez gigas foram necessários 9 anos. Esse crescimento está prestes a tornar a energia solar a segunda maior fonte de energia do país, atrás apenas das hidrelétricas, e já evitou a emissão de ao menos 29,9 milhões de toneladas de CO2.
Não à toa, alguns motivos levam a essa expansão. Um deles é a nova lei de energia solar, que entrará em vigor no dia 8 de janeiro de 2023. Quem instalar a partir dessa data, vai pagar uma tarifa referente ao uso da rede de distribuição, o que, no entanto, não significa que a energia solar deixe de ser um investimento excelente. O ponto é que a nova lei também prevê que quem instalar antes dela entrar em vigor permanecerá isento até 2045 e isso serviu como um incentivo.
Além disso, um movimento global a fim de gerar energia de forma limpa e renovável tem tomado forma. A Motormac acredita nesse futuro mais limpo e ampliou suas atuações nesse setor, com a Motormac Solar . Inclusive, a empresa instalou um grande sistema fotovoltaico em sua matriz.
Não fique de fora dessa oportunidade excelente para instalar uma usina solar em sua residência ou estabelecimento. A Motormac Solar é especialista em soluções fotovoltaicas e tem a equipe mais qualificada para realizar projetos e instalações customizados para você. Além de economizar na conta de luz, você garante uma energia limpa, renovável e inesgotável.
Ainda não tem certeza se energia solar é uma boa escolha? Confira 10 mitos e verdades acerca da energia fotovoltaica:
1. Painéis solares só funcionam em locais muito ensolarados
Falso! A geração de energia fotovoltaica funciona por meio da radiação solar, não da luz do Sol. Ou seja, em dias nublados o sistema ainda funciona, de modo que o que mais importa é o tempo de exposição a essa radiação e não estar em áreas sombreadas. Faça chuva, faça sol, neve, tempestade, granizo, o que for, desde que seja dia, as placas solares funcionam.
Por outro lado, o calor também influencia na energia gerada, então, sim, o clima ameno faz com que tudo funcione melhor. Além disso, a energia gerada pode ser armazenada em baterias para que seja utilizada pela noite.
2. Um sistema de energia solar é muito caro
Falso! O custo inicial pode parecer alto, mas ele funciona como uma espécie de investimento: ele torna a economia de energia possível, reduzindo os custos com ela em torno de 90% ou até mais, o que significa que em torno de 5 anos (claro, depende muito do projeto) a usina solar vai ter pago a si mesma. Ainda, essa tecnologia é durável e confiável e vai funcionar por muito mais tempo após esses anos iniciais. Além disso, os custos com manutenções são mínimos, pois elas são simples e não precisam ser realizadas com muita frequência. No final das contas acaba sendo um ótimo investimento.
3. Não é possível “zerar” a conta de luz com energia solar
Verdade! Apesar de que exista um desconto em cada kW gerado, que poderia chegar numa geração suficiente para cobrir todo gasto de determinada propriedade, há outro detalhe: existe um custo de disponibilidade da rede elétrica, que é conhecido popularmente como “taxa mínima de luz”. Isso cobre custos de manutenção e reparos com toda malha energética como também com a iluminação pública. Dessa forma, mesmo que o sistema solar consiga suprir todo o consumo de sua casa ou empresa, a conta de luz nunca será “zerada”, embora a redução do valor possa chegar a em torno de 95% ou até “zerar” a conta no que se trata devidamente de consumo de energia, sem contar com taxas e outros serviços que estão inclusos.
4. Ninguém usa energia solar
Falso! Assim como explicado aqui na introdução do post, essa energia está com um crescimento exponencial na matriz energética do Brasil e do mundo: na Alemanha, por exemplo, em torno de 25% da energia é abastecida pela geração solar. Vários fatores apontam para que esse crescimento continue pelos próximos anos o que, inclusive, tende a melhorar a eficiência dessa tecnologia como também torná-la mais acessível.
5. A instalação é complicada
Falso! Na realidade, as placas solares só precisam de uma área o mínimo coberta por sombras possível, para que tenham máxima eficiência. É claro, outras logísticas influenciam nessa instalação, como no caso de ser no topo de um prédio em que é preciso pensar como levar as placas até lá, além de considerar sempre a área disponível para a usina. Contudo, empresas como a Motormac Solar planejam todos detalhes com muita cautela, assim como também realizam estudos de radiação solar a fim de projetar uma usina mais eficiente em menor espaço.
6. Revender seu imóvel será difícil com painéis solares
Falso! Em meio à popularização dessa fonte de energia, os painéis solares na verdade valorizam o imóvel em que forem instalados. Ainda que a instalação tenha um custo, a longo prazo ela se paga e, na hora de vender uma propriedade, essa redução de custos é um fator que conta como um diferencial.
7. A usina solar leva em conta questão estética do local
Verdade! Os projetos da Motormac Solar são completamente customizados e, em grande parte dos casos, a usina solar pode ser instalada sob o telhado do local de forma discreta e que compromete pouco ou nada na estética da propriedade em questão.
8. O sistema solar dura para sempre
Falso! Todo caso, sabemos que nada dura para sempre de verdade. A realidade é que as placas solares têm uma vida útil bem grande, elas levam em torno de 25 anos para terem uma perda de eficiência efetiva (algo como 20%), o que não significa inutilização de toda a instalação, que pode funcionar por várias décadas. Além delas, o inversor solar, que faz parte de qualquer usina, dura em torno de 15 anos. Após esse prazo, basta realizar a troca para que tudo siga funcionando normalmente.
9. Os painéis são resistentes e não quebram com granizo, por exemplo
Verdade! A resistência mecânica é um fator contemplado nessa tecnologia, que conta com vidro temperado para isso. Afinal, ela ficará exposta a todas condições climáticas, por longos períodos de tempo.
10. O material das placas solares pode ser reciclado
Verdade! Os painéis de películas finas podem ser triturados e passar por um processo para que as partes líquidas e sólidas sejam separadas. Depois deste processo, cerca de 90% do vidro pode ser reciclado aproveitado e 95% do material semicondutor reaproveitado. Já no caso de painéis mais grossos, existem processos que separam os materiais que, no final, podem ser fundidos e reaproveitados.
Case de sucesso Motormac
Agora que você já sabe os mitos e as verdades além de informações do cenário atual da energia solar, confira um case de sucesso Motormac na instalação de uma usina solar.
Gostou desse conteúdo? Fique por dentro de nossos posts em nossas redes e aqui no blog!