A sustentabilidade e o meio-ambiente são um dos assuntos mais importantes a nível mundial atualmente. Eles carregam consigo uma urgência por mudanças, o que também significa investimentos altos e medidas nunca antes imaginadas ao redor do mundo.
Atenta a essa realidade, a Motormac tem atuado na busca do aprimoramento dos seus processos, com foco na proteção ambiental. O estabelecimento e a padronização de processos entre as unidades, investimentos em meio ambiente e o monitoramento dos requisitos aplicáveis estão entre as frentes de tomada de ação do grupo pela busca de um mundo mais sustentável.
Nos últimos 12 meses foram investidos quase meio milhão de reais no gerenciamento correto de resíduos no grupo Motormac, os quais muitas vezes são ressignificados de modo a ter uma nova utilidade. O processo capaz de dar essa nova face aos resíduos classe I (sujos de óleo) se chama coprocessamento e a Motormac chegou a números expressivos com esse cuidado: 70% dos resíduos foram destinados a essa solução, totalizando 126T de 170T. Ainda, hoje, 100% dos resíduos são destinados de maneira adequada e legal.
O que é coprocessamento?
Trabalhos de oficinas, com máquinas e equipamentos em geral envolvem resíduos “classe I” que, basicamente, são materiais sujos de óleo. Ou seja, quaisquer matérias que entrem em contato com a graxa não podem ser descartadas normalmente para que se encaminhem à reciclagem. EPIs, plásticos, borrachas, papéis, etc. Portanto, é necessário uma destinação diferente para esse material e, dentre as opções e tecnologias disponíveis, o coprocessamento tem sido o mais indicado por ser o mais ideal e responsável ambientalmente.
Essa solução consiste em uma ressignificação desses resíduos por parte de empresas autorizadas que vão analisar o potencial calorífico do resíduo e o destruir em cinzas, para que então ele seja combustível para processos de fabricação. Dessa forma, a destinação desse material impacta positivamente na conservação e racionalização de recursos, além de não gerar novos passivos ambientais nem envolver riscos de contaminação. Ainda, o coprocessamento da Motormac é realizado por parceiros legais específicos que são vistoriados. Cabe ressaltar também que, de todo resíduo gerado pelo grupo Motormac, 80% é da classe I – o que significa um volume muito grande sendo descartado da maneira mais ideal possível.
Por que fazemos coprocessamento?
Com quase 50 anos de história, o Grupo Motormac é especialista em energia e movimento trazendo para o mercado soluções inovadoras e eficientes. Por esse motivo, e visando um futuro mais consciente, o grupo conta com soluções limpas, que norteiam o futuro, além de basear seus processos diários em cuidados com o meio ambiente, atuando de forma sustentável.
Portanto, as ações da empresa consistem em movimentos de responsabilidade ambiental e socioambiental em uma linha com impactos positivos. No mais, essas políticas estão num ciclo de melhorias constantes, buscando as soluções mais ideais e por um padrão internacional de prevenção ambiental.