Com a lei 14300, energia solar ainda vale a pena?

Picture of Motormac

Motormac

lei 14300
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Siga nossas redes

Voltar ao blog

Sim! Aprovada no dia 06 de janeiro deste ano, a lei 14300 têm confundido as pessoas a respeito da energia solar. O que se pode afirmar precisamente sobre essa lei é que a partir de 07 de janeiro de 2023 novas instalações solares deverão remunerar o custo da rede elétrica da concessionária local. Esse valor vai aumentar progressivamente até 2045, quando será pago por completo.

O importante é entender que é um serviço já utilizado e que, no momento, não é cobrado. Outro fator importante é que, ainda que a lei 14300 seja uma nova “taxa”, ela em nada se compara com o custo da energia elétrica e seus aumentos. 

Então, optar por placas solares é e continuará sendo viável e econômico, além de ser sustentável! Nesse sentido, se pode dizer que a lei 14300 funciona como um incentivo para que as instalações solares aconteçam em maior volume e ainda neste ano. 

O mundo agradece! A Motormac Solar é especialista em soluções fotovoltaicas e tem equipe qualificada para realizar projetos e instalações customizadas para você.

Pensando nisso, separamos um conteúdo para que você entenda por que essa energia se tornou tão prestigiada mundo afora.

Como funciona a energia solar?

Tudo gira em torno dos materiais que compõem os painéis solares. Eles captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, onde essa energia gerada adquire as características da nossa rede elétrica e pode, finalmente, ser utilizada. Isso tudo se dá por meio do efeito fotovoltaico, que é relacionado ao material das placas solares

Durante o dia, as placas captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica. Por causa desse efeito, esses materiais reagem química e fisicamente quando expostos ao Sol e acabam liberando energia, que é captada e levada ao inversor. O grande segredo é o posicionamento das placas solares de modo que recebam uma maior radiação solar direta, sem a interferência de sombras. Simples assim, essa energia é gerada em grande volume, enquanto completamente limpa.

Outra vantagem bastante sustentável da energia solar é que as placas fotovoltaicas possuem vida útil longa, de pelo menos 25 anos, para que então comecem a perder sua eficiência (mas ainda podem gerar energia). Ao fim desse período, se pode inclusive reciclar os materiais das placas, algo que deve ser levado em consideração. Os painéis de películas finas podem ser triturados e passar por um processo para que as partes líquidas e sólidas sejam separadas. Depois deste processo, cerca de 90% do vidro pode ser reciclado e aproveitado, além de 95% do material semicondutor reaproveitado. No caso de painéis mais grossos é um pouco mais complicado, mas existem métodos para separar seus materiais para que sejam fundidos e reaproveitados.

5 vantagens da energia solar

  •         Redução da poluição;
  •         Energia infinita;
  •         Economia na conta de luz;
  •         Baixíssima necessidade de manutenção;
  •         Sustentabilidade;

Como é produzida a Energia Solar em dias de chuva, nublados e à noite?

Nos dias nublados e chuvosos a energia solar ainda funciona, apesar de que em um nível menor. Isso porque a produção acontece a partir da radiação solar e não da luz propriamente. Portanto, fatores como a temperatura e o tempo de exposição ao sol influenciam no volume dessa produção (o que faz do Brasil um país com excelente produtividade), que não precisa de um dia ensolarado. Agora, durante a noite, não há geração de energia.

VISITAR LOJA

Abrir bate-papo
Motormac
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?