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Construção da Ponte de Laguna utilizou geradores da Motormac Rental

"Geradores

Fazer parte da construção da primeira ponte estaiada em curva do Brasil é mais um motivo de orgulho para a Motormac.

A conclusão do projeto da ponte Anita Garibaldi, em Laguna- SC,  propõe a resolução de um dos piores gargalos do trânsito catarinense, no trecho sul da BR-101, que em alta temporada chega a registrar filas de até 20 quilômetros. Essa será a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, a primeira é a do Rio Negro, no Amazonas, inaugurada há dois anos. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012 e a Motormac Rental iniciou essa parceria ainda no ano de 2013, sendo a maior fornecedora de equipamentos para locação e a única em locação de geradores.

A construção que está na reta final, com 95% de execução da obra e previsão de entrega para maio deste ano tem 2,8 quilômetros, quatro pistas e acostamento. Um projeto contabilizado em R$ 597,2 milhões, valor proposto pelo Consórcio formado pelas empresas Camargo Correa, M Martins e Construbase, vencedoras no processo de licitação.

Durante essa jornada, a utilização dos equipamentos locados pela Motormac Rental foi primordial ainda na fase inicial, quando através dos geradores forneceram energia para a montagem das balsas. Após isso, foram necessários geradores para suprir o canteiro e a usina de concreto, mantendo contínuo o uso nas balsas. Quando a estrutura já estava pronta, as plataformas elevatórias JCB, também locadas pela Motormac, foram os principais equipamentos utilizados para deslocamento dos profissionais. 

Destaque para as jornadas de 20 horas de operações ininterruptas necessárias para o cumprimento do cronograma de entrega da obra. O suporte da Motormac Rental em equipamentos e serviços foi essencial no fornecimento de grupos geradores Cummins para energia constante, bem como torres de iluminação para os trabalhos noturnos. 

Também parte fundamental nesse processo, e diferencial nos serviços prestados pela Motormac Rental, foi a presença diária de um técnico disponibilizado pela empresa para assegurar a manutenção e o suporte necessários para o correto funcionamento dos equipamentos.

 A demanda total de locação foi de 45 equipamentos, que permaneceram durante dois anos na obra, conforme: 

  • 20 geradores de energia, com demanda mensal variável
  • 8 plataformas
  • 2 manipuladores telescópicos
  • 15 torres de iluminação

 Mais sobre a obra da Ponte de Laguna

  • Os 400 metros do vão central serão estaiados, ou seja, suspensos por 60 cabos de aço (15 para cada lado)
  • Os cabos serão presos em dois mastros que farão a sustentação central: o Norte e o Sul
  • A largura total será de 25,3 metros, com duas faixas de tráfego para cada sentido (com 3,6 metros cada uma) e mais acostamento de 3 metros
  • A separação entre os dois sentidos será com barreiras de concreto (new jersey)
  • A estrutura vai ser construída com aduelas pré-moldadas (blocos de concreto de grandes dimensões)
  • A Torre Norte (km 314,855) tem estaqueamento de 65,07 metros;
  • A Torre Sul (km 315,055), 52,10 metros
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