Cuidados para manter seu Grupo Gerador em ótimo funcionamento - Motormac

Blog Elements

Home Sem categoria Cuidados para manter seu Grupo Gerador em ótimo funcionamento

Cuidados para manter seu Grupo Gerador em ótimo funcionamento

Um Grupo Gerador requer uma rotina diária de cuidados para manter bom funcionamento e prolongar sua vida útil. Pensando nestes aspectos, a Motormac Rental elaborou uma série de dicas para o operador realizar. É importante salientar que o responsável pela manutenção deve seguir os protocolos de EPIs necessários para executar as atividades.

Para iniciar o funcionamento do gerador, é fundamental verificar se o equipamento está programado para funcionar em modo automático. Se estiver, é importante passar para manual ou acionar o botão de emergência para evitar partidas inesperadas. Antes de iniciar a partida, é preciso verificar os níveis de óleo, líquido de arrefecimento e observar se não existem vazamentos, mangueiras ressecadas ou com cortes, partes soltas, correias gastas ou danificadas.

Como realizar os cuidados

  • Óleo: O nível de óleo do motor deve ser verificado antes da partida. Você deve identificar o local da vareta de medição e retirá-la. Verificar se está entre o mínimo e o máximo e nunca ultrapassar o limite máximo do nível.
  • Líquido de arrefecimento: Para a verificação do líquido de arrefecimento, você se direciona até o radiador, faça a verificação no visor. Caso não possua visor, retire a tampa de preenchimento e faça inspeção visual do nível.

Cuidados com o combustível e baterias

  • O combustível também requer uma atenção, é bom observar a qualidade do diesel, também drene o filtro separador de água e avalie se o nível do tanque está dentro do considerado regular. Atendimentos por pane seca são considerados mau uso. A pane seca trata-se de quando o diesel do equipamento acaba estando em funcionamento.
  • É importante sempre conferir os cabos das baterias, verificar se estão firmes e se não apresentam cortes.

Funcionamento do Grupo Gerador

Após seguir as dicas de pré funcionamento, é essencial validar se todos os botões de emergência não estão acionados para iniciar a atividade do equipamento. Ao ligar o Grupo Gerador, pode ser realizada a verificação funcional, no qual problemas no motor podem ser detectados de forma prematura. Ruídos estranhos, excesso de vibração e código de falhas ativos podem ser sinais de alterações no funcionamento. Com o motor ligado, verifique os valores de frequência, luzes do painel e temperatura.

Fique atento! Se o Grupo Gerador apresentar alguma falha, realize a verificação do painel de controle, antes de entrar em contato com a Motormac Rental. Isto irá nos auxiliar na análise e na resolução da situação de forma mais rápida.

Outros cuidados importantes com o seu Gerador

Caso o equipamento seja utilizado apenas em situação de emergência, é necessário colocá-lo em funcionamento mesmo sem carga por 10 minutos, uma vez por semana. O gerador não deve trabalhar com carga abaixo de 30% de sua potência nominal, essa operação pode acarretar danos graves ao motor. Na hora de desligar o gerador, sempre verificar se o disjuntor está aberto, recomenda-se retirar a carga, deixar o mesmo funcionando vazio por no mínimo 3 minutos para o resfriamento do motor.

Acesse o nosso Canal no Youtube e assista ao vídeo para saber como você deve realizar todos esses cuidados. Clique aqui.

Caso tenha dúvidas em qualquer dos processos ou precise de atendimento técnico para reparos, conte com a Motormac Rental e entre em contato pelo nosso WhatsApp (51 99401.6975) ou pelo telefone (0800 332 0000).

SIGA, CURTA E COMPARTILHE
O GRUPO MOTORMAC NAS REDES SOCIAIS

FALE COM UM CONSULTOR MOTORMAC

0800 332 0000

SOLICITE ORÇAMENTO
×

Olá!

Clique para falar com um representante disponível ou envie um email para [email protected]

× Como posso te ajudar?