Cummins lança motor X13 e sistema de pós-tratamento na Fenatran 2019

No ano em que celebra 100 anos de história, a Cummins apresenta diversas soluções na Fenatran 2019, que acontece de 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo/SP. Os destaques são o lançamento do motor X13 e do novo sistema de pós-tratamento Cummins U Module. A Motormac como Distribuidora Cummins exclusiva na Região Sul do Brasil fornecendo motores, geradores de energia e peças genuínas também está participando deste grande evento.

motor X13 é destinado a serviços de longa distância, com potência e torque mais elevados, indo de 480 cv a 560 cv e torque de 244,7 kgfm a 265,1 kgfm, contra 380 cv a 490 cv e 203,9 kgfm a 234,5 kgfm. “Inovador no que diz respeito a alta potência e baixo peso (1.260 quilos) para caminhões acima de 45 toneladas, o X13 dá continuidade ao conceito do desenvolvimento independente para os mercados globais da Cummins. O novo motor possibilita aumento da capacidade de carga no segmento de transportes, atingindo um range maior de veículos, sem a necessidade de grandes investimentos para oferecer mais um produto inovador no Brasil e no mundo”, comenta Maurício Rossi, diretor de Vendas da Cummins.

Já o Cummins U Module adota um novo layout baseado no Euro VI Single Module para motores acima de 8.9 litros, perfeitamente adequado à arquitetura dos veículos Heavy Duty. O formato em U viabiliza a instalação do sistema de pós-tratamento na lateral do equipamento, com baixo peso em um produto compacto. Sua manufatura com isolantes térmicos favorece também a alta eficiência térmica e de conversão de gases do sistema, além de vantagens para o usuário final e frotistas, como menor consumo de combustível e Arla 32 e alta eficiência na redução de ruídos.

Por fim, a Cummins leva para a Fenatran 2019 a motorização ISL G a gás, com um total de sete plataformas diferentes de motores a gás para ônibus e caminhões que variam entre 5,9 e 12 litros e potências entre 195 e 400 cavalos. Em seu estande, estará exposto o motor a gás natural ISLG de 8,9 litros, desenvolvido para aplicações de ônibus (transporte escolar ou transporte urbano) e caminhões.

Fonte: 3°Congresso Brasileiro do Mecânico