Entenda o que é o Fio B da nova regra de energia solar

Picture of Motormac

Motormac

fio B
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Siga nossas redes

Voltar ao blog

A lei 14300, aprovada em 07 de janeiro de 2022, conhecida como o marco legal da Geração Distribuída (GD) – o que inclui a energia solar – trouxe novas normativas, modelos de negócio e maior estabilidade jurídica para o investimento nesse tipo de geração de energia. Entretanto, também trouxe consigo muitas dúvidas para os consumidores, sobretudo com a nova regra de compensação, onde foi instituída a tarifação do fio B. Para um melhor entendimento, é preciso entender do que ele se trata.

Vamos lá: o fio B nada mais é do que uma parcela da sua conta de energia elétrica. Essa conta é composta pelo TE (tarifa de energia) e pelo TUSD (Taxa de uso do sistema de distribuição), que é onde o fio B ele está inserido:

  • Dentro da TUSD existe o Fio A, que representa os custos vinculados à manutenção e operação das linhas de transmissão, e o Fio B, vinculado à utilização da infraestrutura da rede de distribuição da concessionária local até as residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.
  • Em média, o Fio B representa cerca de 30% do valor total de uma fatura de energia, mas pode variar de acordo com a concessionária de energia.
  • Desde o dia 07/01/2023, os novos projetos começaram a ter a cobrança do Fio B, de forma gradual, aumentando de 15% em 15% ao ano, até chegar em 100% da tarifa em 2029, conforme linha do tempo abaixo:

O que mudou com o Fio B na prática

Vamos supor que um cliente instalou um sistema de 136 módulos de 550W ( 75 kWp):

tabela fio b
A tabela exemplifica um sistema 75 kW em uma área de concessão da RGE com uma alimentação trifásica, assim como a economia e valores da fatura antes e depois da nova regra para geração distribuída.

Instalações de energia solar comumente geravam uma economia na conta de até 95%. O que restava a ser pago, então, era o custo de disponibilidade: 30 kWh monofásico, 50 kWh bifásico, 100 kWh o trifásico. No entanto, com a nova regra, existe também o Fio B, de modo que o menor valor possível a ser cobrado é sempre o maior entre ele e o custo de disponibilidade.

Na prática, o que acontece é que o investimento nessa instalação levará alguns meses a mais para ter um payback (retorno do investimento nos sistemas fotovoltaicos) – ou seja, mesmo com a cobrança do Fio B, a energia solar segue sendo extremamente vantajosa para seus usuários, economizando para seus usuários uma porcentagem muito relevante da fatura de energia

Vale ressaltar também que o Fio B é cobrado para todos os clientes, incluindo os que não tem sistemas fotovoltaicos instalados, já que agora teremos que remunerar a concessionária pelo uso da rede que ela mantém.

Motormac Solar

Com experiência do Grupo Motormac em soluções de energia, a Motormac Solar fornece soluções personalizadas para atender às necessidades dos mais diversos setores. A equipe projeta usinas solares feitas sob medida que se ajustam conforme for preciso para ter máxima eficiência dentro do espaço disponível. Conte com a gente para economia e energia sustentável que você deseja.

 

VISITAR LOJA

Abrir bate-papo
Motormac
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?