Plataformas elevatórias (também conhecidas como PTAs ou PEMTs) têm a função de carregar as pessoas até um ponto determinado de trabalho – ou seja, em diferentes alturas e direções. Existem diversos modelos deste equipamento que terão características específicas a fim de atender trabalhos de inúmeros segmentos. Sendo assim, para locação de plataforma elevatória: como escolher a melhor para sua demanda? Preparamos um conteúdo para ajudar você a evitar erros comuns que pessoas cometem na hora dessa locação:
Primeiros passos
A melhor dica que se pode dar é: entre em contato com a empresa responsável por locar plataformas, informando em detalhes sobre o trabalho e seu local. Assim, a empresa pode explicar quais equipamentos podem atender essa necessidade, com o bônus de informar sobre modelos específicos a fim de mais agilidade, versatilidade, etc.
Ambiente
Ainda que a função seja sempre a mesma, trabalhar em altura, existe uma série de diferenças em plataformas feitas para o ambiente interno e para o externo. Por exemplo, uma plataforma para uso interno vai ter pneus feitos para um lugar nivelado e com objetivo de não danificar o piso, enquanto uma plataforma para externo vai ter pneus mais largos com objetivo de uma maior tração nos terrenos possivelmente irregulares.
Combustível
Há modelos a diesel e modelos com motores elétricos. Os elétricos são mais indicados para ambientes internos, apesar de que também podem trabalhar em externos, desde que o ambiente seja regular. No mais, os modelos a diesel são indicados. Ainda, vale pensar que modelos elétricos são mais sustentáveis e podem ser recarregados com fontes renováveis de energia, caso você tenha acesso a energia deste tipo.
Altura
Parece óbvio, mas a altura é um definidor do tipo de plataforma que você vai precisar. Alguns modelos não chegam na altura de outros, de modo que logo de cara são descartados dependendo de sua demanda. Por outro lado, também cabe ressaltar que outra variável importante nessa matemática da escolha da plataforma elevatória é a direção. Ainda que os trabalhos sejam em altura, a direção e a forma de se elevar até os locais necessários são um grande diferencial entre as PTAs também.
Facilidade de uso
Alguns trabalhos em altura são mais simples tecnicamente falando e precisam simplesmente chegar na altura desejada. Dessa forma, pode ser que a facilidade de operação de determinado modelo seja uma vantagem a ser observada para sua demanda – ainda que todas plataformas sejam construídas pensando numa boa responsividade e uso intuitivo.
IPAF e segurança
Uma grande questão nos trabalhos em altura é a segurança. As plataformas elevatórias existem a fim de realizar as operações em total segurança, justamente. Por isso, existem orientações quanto ao uso desses equipamentos como, por exemplo, a utilização de EPIs.
A IPAF é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos fabricantes, distribuidores e empresas de locação e treinamento. Ela serve como um fórum para todos que atuam com esses equipamentos e exerceu um papel central promovendo muitos dos procedimentos de design, segurança e verificação que agora estão estabelecidos na indústria de plataformas aéreas. Por isso, optar por locar com empresas certificadas no IPAF é um grande diferencial.
Conheça os modelos da locação de plataforma elevatória
➡ Plataforma tesoura:
https://www.youtube.com/watch?v=vRv1A3G7N-M
Fornece uma área de trabalho maior no deck e permite o trabalho com cargas mais pesadas.
• Tem excelente desempenho e proporcionam maior estabilidade e segurança ao operador.
• Alcançam alturas de 8 a 15m com fácil mobilidade.
Modelos com extensão horizontal de até 1,83m no deck para trabalho com cargas.
Capacidade para até 3 operadores
• Indicadas para: inventários de estoques; armazenagem e centros de distribuição; serviços em hotéis e estabelecimentos; instalações elétricas, iluminação, ar condicionado; câmaras frias; manutenção industrial; limpeza e pintura;
➡Plataforma Mastro:
• Ideais para os locais estreitos de difícil acesso
• Alcançam uma altura de trabalho de 6 a 14 m.
• São utilizadas em ambiente externo ou interno.
• Indicadas para: operações de manutenção; inventários de estoque; centros de distribuição;
➡Plataforma Articulada:
- Alcance de lugares elevados e de difícil acesso
• Possuem vasta altura de trabalho, de 12 a 43 m. - Locais com terreno irregular
- Acesso sobre obstáculos terrestres
- São utilizadas em ambiente externo ou interno.
• Indicadas para: construção e manutenção predial, refinarias de petróleo e químicas, empreiteiras de serviços mecânicos, elétricos e de pintura, plantas de fabricação e processamento de alimentos e produtos têxteis, instalações esportivas, parques temáticos, estúdios de TC/Cinema/Telecomunicações
➡Plataforma Telescópica:
- Alcance a locais muito elevados;
- Altura de trabalho de 32 a 43m
• Direciona o operador pontualmente aonde precisa estar;
• Acesso direto e rápido ao ponto de trabalho; - Trabalhos que exigem alcance máximo na horizontal e vertical;
• Indicadas para: instalações; construções; portos; aeroportos; manutenção de prédios.
E aí, ainda tem dúvidas sobre locação de plataforma elevatória? Conte com a equipe da Motormac Rental para te auxiliar a encontrar a solução perfeita para seu trabalho em altura!