2022 é um ano excepcional para energia solar. De acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil é líder em energia solar na América Latina e essa fonte renovável corresponde a 8,5% da matriz elétrica do país (chegando ao posto de terceira principal fonte de geração de energia). Ainda, a ABSOLAR informa que o setor está crescendo exponencialmente – e que ele já evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. Nessa expansão, a potência instalada alcançou 19GW, dos quais 1GW foram instalados em menos de 1 mês.
Além disso, uma mudança na legislação fez com que as instalações de placas solares ganhem força, pois uma taxação entrará em vigor. Pela nova lei, quem pedir a instalação até 6 de janeiro de 2023, segue na regra atual até 2045 recebendo de volta, como desconto, cada quilowatt (kW) gerado. Quem deixar para depois vai pagar tarifa.
Outra questão é a sustentabilidade. Ela tem sido uma “tecla muito batida” recentemente. Em busca de diminuir (ou até zerar) as pegadas de carbono, setores públicos e privados têm tomado medidas e incentivado práticas mais limpas onde atuam. Apesar de ainda haver muito a ser feito, essa caminhada começa a ter seus resultados nítidos, como é o caso da energia solar no Brasil.
A Motormac está em sintonia com essa nova realidade. A matriz da empresa, em Porto Alegre, recentemente concluiu a instalação de uma usina solar com um sistema de cogeração a gás natural. Ela vai abastecer em torno de 90% de toda energia do local.
Energia solar
A energia solar funciona a partir de módulos fotovoltaicos. “O objetivo deste projeto é gerar energia limpa, renovável e altamente eficiente”, conta Vanessa Velloso, diretora da Motormac. Além disso, há uma redução de custos com contas de energia e uma maior independência da concessionária. Vanessa ressalta que o projeto se chama “Motormac autossustentável” e que ele se alinha com os ideais da empresa. Utilizando energia solar e gás natural foi possível não somente abastecer cerca de 90% de toda energia do local, como também utilizar o calor proveniente da cogeração para aquecimento de água. “Estamos muito satisfeitos com o resultado desse projeto. Enquanto cuidamos do meio-ambiente reduzimos drasticamente a conta de energia e a dependência da concessionária” explica Vanessa, que complementa dizendo que o próximo passo é instalar carregadores solares para automóveis.
A usina solar
A instalação da usina solar seguiu um padrão de medidas da Motormac. Essas ações visam alcançar máxima eficiência em menor espaço. Sendo assim, os módulos fotovoltaicos foram estrategicamente posicionados pela matriz da empresa, buscando locais com maior incidência solar e fugindo das sombras. Dessa forma, a usina solar consegue manter boa produtividade ao longo do ano, gerando uma média de 12.000 kWh por mês. Tudo isso proporcionou uma economia de R$ 130 mil por ano.
A instalação contou com 248 módulos fotovoltaicos e 3 inversores. Os módulos totalizaram 93,5kWp de potência, enquanto os inversores alcançaram 75 kW. Ainda, esses equipamentos contam com monitoramento em tempo real através de um software supervisório, garantindo a eficiência da usina. Por fim, o projeto incluiu uma área de visitação, para que clientes possam conhecer e ver o funcionamento de tudo.
A equipe Motormac já projetou e instalou outras usinas com esse padrão de qualidade. 2022 está chegando ao fim e é o ano da energia solar, não perca tempo e conte com nossa equipe para obter a tua!