A arte urbana é feita por meio de intervenções em locais públicos. Geralmente, o palco para ela são os grandes centros urbanos, onde há intensa circulação de pessoas e diversidade cultural. Com caráter dinâmico e passageiro, essa arte ocorre de modo que chame a atenção e eventualmente cause reflexão a quem passa por ela.
No caso de hoje, o palco foi a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A universidade conta com um campus único em Florianópolis, o qual centraliza todos estudantes e funcionários. Uma área em desuso serviu para que fosse realizada uma arte em grafite. Para que o artista pudesse trabalhar, a UFSC optou pela locação de uma plataforma elevatória da Motormac.
Locação de plataforma elevatória
A UFSC contou com a plataforma articulada Haulotte HA16 RTJ por um período de 5 dias. Esse modelo alcança 16m de altura e tem ênfase em segurança e desempenho. Ele foi projetado a fim de proporcionar facilidades de uso, o que casa muito bem com a proposta da locação de equipamentos. Não somente, oferece alta produtividade com 8.3 m de alcance horizontal e com a melhor velocidade de elevação, que é de 40 segundos.
Na locação, tudo estará sempre pronto para uso, sem precisar se preocupar com consertos e ajustes, o que permite focar na qualidade do projeto e no desempenho operacional. Ainda, ao alugar um equipamento, há também um know-how de conhecimento técnico. Isso significa que a empresa fornece suporte para quaisquer problemas, além de orientações sobre o uso do equipamento. Somando esses serviços com as características de facilidades de uso da HA16 RTJ, o artista pôde trabalhar com segurança e produtividade máximas.
Benefícios da arte urbana
Para o indivíduo, os benefícios de intervenções artísticas públicas em determinada área podem ser vistos no psicológico e nos laços interpessoais. Já para a comunidade, a arte urbana promove o desenvolvimento econômico, cultural e social.
A todo momento somos afetados por estímulos visuais e sonoros. Nos espaços públicos, as peças de propaganda e estilos de arquitetura despertam sentimentos e percepções que compõem uma cultura. Contudo, na correria dos dias a sensação é que as vias públicas são meras passagens. Nesse sentido, a arte urbana pode transformar essa percepção, além de quebrar com o paradigma de que a arte ocupa apenas “locais sagrados”, como museus, cinemas e bibliotecas. Assim, essa arte pode se tornar referência para quem vive por ali, gerando uma cultura e um sentimento de pertencimento. O trabalho e as soluções da Motormac são, portanto, mais do que simplesmente locação de plataformas.